top of page

Reduzindo o desperdício: novo processo de reciclagem de PVC abre oportunidades

Os pesquisadores identificaram uma maneira de reciclar o cloreto de polivinila (PVC) que é amplamente utilizado em tecnologias médicas, como tubos e bolsas de sangue.



Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde, os países de alta renda geram em média até 0,5 kg de resíduos perigosos por leito hospitalar por dia; enquanto os países de baixa renda geram em média 0,2 kg. Nenhum dos resíduos feitos de PVC, um plástico usado em tubos, bolsas de sangue, máscaras e outros, é reciclado. A taxa de reciclagem de PVC de 0% nos EUA reflete as dificuldades no processamento do material.


"O PVC é o tipo de plástico com o qual ninguém quer lidar porque tem seus próprios problemas", disse Danielle Fagnani, pesquisadora da Universidade de Michigan, em comunicado. “O PVC geralmente contém muitos plastificantes, que contaminam tudo no fluxo de reciclagem e muitas vezes são muito tóxicos. Também libera ácido clorídrico muito rapidamente com algum calor.”


Fagnani, primeiro autor do artigo Nature Chemistry, trabalhou com colaboradores, incluindo Anne McNeil, para desenvolver um processo de reciclagem de PVC. Normalmente, o plástico é reciclado derretendo o material e transformando-o em um novo produto. No entanto, o PVC libera gás cloreto de hidrogênio corrosivo quando aquecido.


Os pesquisadores transformaram esse problema corrosivo em uma pedra angular de seu processo de reciclagem, gerando intencionalmente o gás para mediar a reação. Enquanto algum cloreto de hidrogênio ainda é liberado, ele o faz em uma taxa mais lenta e controlada, usando reações eletroquímicas.


Segundo os cientistas, a reação prossegue de forma eficiente mesmo com outros resíduos plásticos presentes, permitindo que seja realizada em um fluxo de reciclagem de material misto, e tubos de laboratório de PVC plastificado comercial podem ser usados ​​diretamente.


Seu processo recupera grande parte das matérias-primas utilizadas na fabricação dos PVCs, permitindo seu reaproveitamento na fabricação de novos plásticos e outros materiais.


“É um fracasso da humanidade ter criado esses materiais incríveis que melhoraram nossas vidas de tantas maneiras, mas ao mesmo tempo ser tão míope que não pensamos no que fazer com o lixo”, Anne McNeil, investigador principal do projeto, disse no comunicado.


Se industrializado, o processo poderia reduzir os resíduos gerados por partes da indústria de tecnologia médica e mudar a economia dos produtos à base de PVC.


Fonte: https://www.medtechdive.com/news/reducing-medtech-waste-pvc-recycling/638049/


Comments


bottom of page