top of page
Foto do escritorBlue Pipe Consultoria

Escopo do projeto

Muito planejamento para pouca ação?


Um dia, conversando com um colega da área de marketing sobre projetos, eis que ele me conta: Estávamos lá na reunião, quando comecei a falar quais ferramentas deveríamos utilizar para elaborar o escopo do projeto e ele (o diretor da empresa) disse: “Pra mim isso aí é muito planejamento e pouca ação”. Será?


Essa postura reflete um dado bem conhecido, divulgado pelo Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, que compara o tempo do projeto dispensado apenas ao escopo, no Japão cerca de 40%, já no Brasil.... apenas 20%. Não me admira termos tanta dificuldade em lançar produtos novos, a falta de planejamento atrasa ou até impede que isso aconteça. É triste.


Existem ótimas ferramentas que garantem maior assertividade e precisão na hora de apresentar os custos e tempo do projeto, duas que eu uso bastante é o CPM e o WBS.


O CPM (Critical Path Method), ou Caminho Crítico do Projeto, para os mais rústicos, consiste em, após a definição das atividades macro e mais importantes do projeto, utilizar a ferramenta para traçar a correlação entre às atividades, determinar o tempo de entrega de cada atividade, e do projeto, incluindo a variável, em caso de atraso, e quais atividades são críticas para não atrasar a entrega do projeto em sua totalidade. Isso não é “achismo” não, a ferramenta realmente consegue estabelecer tudo isso, é só você entender como ela funciona e aplicar! Inclusive, é uma das ferramentas que eu utilizo para criar os KPI’s de produtividade do projeto. Vale a pena pesquisar sobre o CPM.


Para projetos mais extensos, que envolvam muitas áreas ou que será conduzido por um time com pouca experiência, indico a queridinha WBS (Work Breakdown Structure), ou Estrutura Analítica do Projeto. Essa ferramenta, assim como o CPM , é super visual, muitas empresas imprimem em escala grande e fixam nas áreas envolvidas no Projeto (endomarketing é muito importante para o engajamento no projeto, mas conversaremos sobre isso outra hora). A WBS serve para identificar todas as áreas e micro atividades para que a entrega macro aconteça. Não entendeu? Assista o vídeo do Ricardo Vargas, só digo isso.


O tempo dedicado ao escopo do projeto é, literalmente, tempo dedicado, e não perdido.


Eu não me arrisco a assumir projeto sem escopo, e você?


Até breve!

Comments


bottom of page