top of page
Foto do escritorBlue Pipe Consultoria

A não conformidade no processo de revalidação da homologação do fornecedor

Parâmetros para revalidação do fornecedor



No post anterior falamos um pouco sobre requisitos básicos a homologação de fornecedor e a necessidade de avaliação sobre a criticidade do fornecimento, mas essa é apenas a primeira etapa para o eficiente controle de suas compras.


A segunda etapa, não menos importante, é o sistema de controle de qualidade que será aplicado aos fornecedores e que servirá de base para aprovar ou não a revalidação de sua homologação.


Normalmente é utilizado o número de não conformidades graves que o fornecedor é causador (podem ser computadas por um período de tempo ou número de entregas, conforme melhor avaliado), e este fator utilizado para aprovação da revalidação do fornecedor, dessa forma, requisitos de qualidade relevantes para a entrega devem ser estabelecidos como X% de lote sem defeito, entrega dentro do prazo, X% de entregas sem erro e qualquer outro parâmetro que o fornecedor deve cumprir ao longo do prazo de fornecimento estabelecido. Esses parâmetros de qualidade podem definidos durante a análise da criticidade do fornecedor (veja nosso post anterior onde tratamos da primeira parte do processo de homologação). Fique atento, quando uma não conformidade exigir ação corretiva do fornecedor é importante o acompanhamento da área da qualidade de sua empresa na validação das ações implementadas.


E, por fim, para manter seu sistema de compras sempre ágil e confiável, avalie a tendência de erro dos fornecedores ou tipo de serviço e crie mecanismos preventivos que evitem atraso na entrega de matéria prima, produto com defeito ou entrega de serviço insuficiente, por exemplo. Também é interessante criar um sistema que gere relação de confiança entre a empresa e os bons fornecedores, como aumentar o prazo para revalidação do fornecedor e dispensar o envio de amostras conforme o fornecedor for ganhando credibilidade, facilitando o fornecimento e negociações futuras.


Todas essas necessidades devem estar suportadas dentro do sistema de gestão da qualidade de sua empresa, por isso a importância do domínio dos requisitos dos documentos e registros da qualidade... mas isso é assunto para um próximo post!


Até breve!

Comments


bottom of page