top of page

6 dicas para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade

Dicas simples para quem vai iniciar, ou precisa adequar, um Sistema de Gestão da Qualidade.

Confira 6 dicas simples para quem vai iniciar, ou adequar, um Sistema de Gestão da Qualidade.


1) Processos e produtos: Conheça os produtos e entenda os processos da empresa para identificar as normas aplicáveis. Converse com o maior número de colaboradores possível para conhecer a realidade da empresa.


2) Procedimentos: Conhecendo os requisitos normativos compulsórios às atividades da empresa, elabore os procedimentos e documentação de suporte. Para essa etapa, é interessante considerar a participação dos envolvidos no processo em questão, pois não basta um procedimento atender ao requisito normativo, este deve trazer agilidade e padrões de qualidade ao processo. Cuidado para não fazer uma cópia da norma, o requisito deve ser compreendido e aplicado da melhor forma ao processo.  


3) Validação: Teste e valide, de forma controlada, a documentação elaborada, garantindo que o procedimento seja coerente aos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa e fluxo de tarefas. Se alguma situação for identificada, como uma alteração de fluxo produtivo, esse é o momento certo para realizar as modificações documentais. Não apresse a aprovação dos documentos, pois se estes não refletirem a realidade dos processos e não trouxerem qualidade ao produto, provavelmente serão alvo de não conformidades.


4) Treinamento e implementação: Se os três passos anteriores foram bem realizados, essa etapa será tranquila. Treine todos os envolvidos nas atividades reguladas da empresa. Dê especial atenção aos que não participaram da criação dos documentos. Se alguma atividade teve sua forma de execução alterada em decorrência da elaboração dos procedimentos, garanta que os envolvidos nessa atividade entendam o motivo da alteração e que aquela é nova forma de realizar a tarefa. Conduzidos os treinamentos, coloque os documentos em vigor no Sistema de Gestão da Qualidade.


5) Auditoria: Avalie qual o melhor período para completa adaptação da equipe ao procedimento e, então, conduza uma auditoria. É natural a identificação de não conformidades pela novidade nos processos e controles e essa é uma ótima oportunidade para reforçar o senso de melhoria contínua e fortalecer a cultura da qualidade na empresa.


6) Melhoria contínua: Um sistema de gestão da qualidade deve ser orgânico e servir da melhor forma aos objetivos da empresa. Estabeleça uma periodicidade para que o sistema de gestão da qualidade seja reavaliado criticamente até que a cultura de melhoria contínua apareça naturalmente. Seja por determinação normativa ou para melhorar o produto, o sistema de gestão da qualidade deve ser constantemente avaliado e testado.


Boa sorte! 


Commentaires


bottom of page